Confira uma receita clássica com esses picles.
Você já ouviu falar de alcaparras? Pois, essa flor muito utilizada para temperar peixes e carnes de sabor suave é muito especial e dá um toque especial na gastronomia. As alcaparras nada mais são que picles feitos a partir dos botões de flores não abertos do arbusto capparis spinosa, que cresce no Mediterrâneo. Rica em nutrientes e propriedades, a alcaparra traz inúmeros benefícios à saúde, além de ter um sabor forte, que faz com que não sejam necessárias muitas alcaparras para fazer um prato.
Por ser um broto floral, ela possui baixo teor calórico: são apenas 23 calorias a cada 100 gramas. No entanto, a especiaria é repleta de flavonoides rutina e quercetina, compostos que funcionam como poderosos antioxidantes. A quercetina ainda possui propriedades antibacterianas, anticancerígenas, anti-inflamatórias e analgésicas. Como muitos alimentos de origem vegetal, as alcaparras são fonte de fibra, prevenindo contra a constipação, aumentando a sensação de saciedade e reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares. Os botões também são ricos em vitamina K.
+ E para acompanhar a nossa receita de alcaparras, leia também: As características de cada vinho
A alcaparra em conserva (picles) é muito utilizada como tempero e também para enfeitar pratos. Ela vai bem com molho de tomate e acompanhando carnes, peixes assados e grelhados. Por exemplo, o molho tártaro é feito com alcaparras e frequentemente servido com salmão defumado.
Para lhe ajudar, te ensinamos uma receita clássica feita com alcaparras. E você pode encontrar essa iguaria com nosso expositor, Bonimar Alimentos. Confira:
Spaghetti alla Puttanesca
Ingredientes
500g de espaguete (massa seca)
7 colheres (sopa) de azeite extra virgem
6 filés de anchovas picados (em conserva)
3 dentes de alho picados
2 latas de tomate pelado grosseiramente picados, com o suco
1 xícara (chá) de manjericão picado
2 colheres (sopa) de alcaparra
10 unidades de azeitona preta em fatias
Modo de preparo
– Refogue o alho e a cebola em azeite quente. Deixe murchar e acrescente a anchova (fogo baixo) e cozinhe, mexendo até as anchovas se desmancharem.
– Aumente o fogo para médio e adicione os tomates com uma pitadinha de sal.
– Quando o molho começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe até os tomates terem se reduzido e se separado do óleo, entre 20 a 40 minutos, dependendo do tamanho da panela.
– Retire do fogo e reserve.
– Ponha 4 litros de água para ferver em uma panela grande.
– Deixe a água ferver primeiro e depois acrescente um punhado de sal grosso, que segundo os italianos é melhor para cozinhar massa que o sal refinado e coloque a massa toda de uma vez quando estiver fervendo, mexendo até os fios submergirem.
– Quando a massa estiver quase no ponto volte o molho ao fogo médio e adicione o manjericão, as alcaparras e as azeitonas.
– Com a massa al dente, escorra, acrescente uma colher de sopa de manteiga, e junte ao molho em fogo baixo, adicionando o restante do azeite.
– Prove o sal e sirva.
+ Siga a Feira de Inverno no Instagram. Clique aqui!
Foto da Capa: Revista Vix
E um prazer ler trabalhos como esse.
Ficamos felizes com o seu retorno! Continue nos acompanhando.