As conservas são opções fáceis para o seu dia a dia na cozinha.
Práticas e fáceis para serem utilizadas no dia a dia na cozinha ou quando o horário está apertado demais para o preparo dos alimentos. Essas são as conservas, que podem ser doces ou salgadas.
As conservas são preparadas de forma especial e possuem um sabor bastante diferenciado, seja para um aperitivo, como por exemplo as azeitonas, ou ainda para o preparo de alimentos, como os champignons, que podem ser utilizados em diversas receitas de arroz, massas e carnes.
As conservas nasceram da necessidade humana de preservar os alimentos e trilharam um longo caminho até os dias atuais. Além do cozimento, que ajuda a conservar os alimentos, o gelo foi provavelmente uma das primeiras formas de conservação a ser descoberta. Porém, como não havia gelo à disposição, outras formas nasceram. O sal é uma das mais antigas, bem como a conservação em vinagre e em óleo. Com a invenção do açúcar, o homem descobriu que as frutas também podiam ser conservadas, nascendo as compotas e geleias.
+ Leia também: Alimentos congelados em alta.
A palavra ‘conserva’ é utilizada para vários tipos de alimentos que são submetidos a processos industriais ou caseiros e que servem para prolongar a vida útil deles, tornando seu consumo possível fora da safra.
Nos dias atuais, as conservas se tornaram essenciais devido à sua praticidade, segurança e baixo custo. Elas podem ser preparadas a partir de quase todos os ingredientes: frutas, hortaliças, verduras ou condimentos.
As conservas doces são produzidas basicamente a partir de frutas e do açúcar. As conservas salgadas podem ser produzidas usando-se como base de conservação a salmoura, o vinagre, o vinho e outras bebidas alcoólicas, ou o óleo comestível, sendo o azeite o mais utilizado.
Propriedades nutricionais das conservas
Embora práticas e fáceis, generalizou-se uma ideia um pouco errada de que os alimentos enlatados ou em vidros são pobres em nutrientes.
Conforme artigo da Associação Brasileira de Nutrição, o armazenamento dos alimentos frescos provoca, na maior parte dos casos, uma perda de vitaminas. Porém, alguns alimentos frescos que, após três dias de colhidos, irão apresentar a mesma quantidade de vitaminas daqueles que estão em conserva.
Relativamente aos sais minerais e às fibras, não há diferenças significativas a registrar entre uns e outros.
“Claro que nenhum alimento processado ou que passou por qualquer método de conservação substitui o alimento in natura, mas pode ser um grande aliado, porque, preservando boa parte dos nutrientes e sabor dos alimentos in natura garante-se os nutrientes”
diz o Artigo – Associação Brasileira de Nutrição
O mercado hoje oferece uma enorme variedade de produtos e formatos de conservas, podendo o consumidor desfrutar desde azeitonas, cebolas, champignons, beterrabas, cenouras até crem. Há ainda a delicadeza e o sabor das geleias e doces de frutas.
Ao escolher, opte sempre pelas conservas de melhor qualidade, aquelas que utilizam matéria-prima de excelência, como é o caso do expositor da Feira de Inverno Online. Na Bonimar Alimentos existe uma variedade de produtos.